Testemunhos da Missão e visita aos moradores em Situação de Rua

No dia 7 de outubro/2023 a Família Dominicana/ BH realizou uma missão solidária com os irmãos/ãs em situação de rua.

Foi um momento de conhecê- los, busca de diálogo e saber suas origens e histórias.

Alguns desses cidadãos/ãs se sentiram reconhecidos. Houve uma boa acolhida por parte deles. Gente de BH mas, também, de outros Estados como o de Paraná.

Para os missionários/ as não importa a situação desses seres humanos ou seja se estejam mesmo em situação criminosa. São filhos de Deus esperando apoio, restauração, cidadania, direito, proteção e dignidade.

É triste saber que as chuvas chegam e o desconforto para essas pessoas será triste.

Lembrei que o prefeito de BH, Fuad Noman está restaurando os casarões abandonados na Capital. Podemos reivindicar um prédio para os moradores que comprovarem não terem moradia. No entanto, não me refiro aos debaixo do viaduto, mas, alguns que são da grande- BH e que pedem dinheiro na cidade. É preciso triagem, investigação sobre esse aspecto. E os alunos da PUC sempre fazem isso com seus professores.

Os irmãos de rua ficaram alegres com a visita da família dominicana. Me coloco a disposição para lutar com eles, pela moradia, trabalho, educação, saúde, segurança e cultura. Temos que descobrir os talentos e dar-lhes oportunidades. Agradeço a oportunidade de poder caminhar com a Fraternidade Leiga Catarina de Sena, já que o meu grupo, São José Aarão Reis se dispersou.

Gratidão! Contem comigo! Ana Lúcia Figueiredo

**********************************************************************************************************************************************************
No sábado a tarde sairmos em missão no bairro da lagoinha, mas precisamente debaixo do viaduto. A proposta era fazer uma escuta à pessoas que se encontram em situação de rua.

Não é fácil escutar as histórias sofridas que as pessoas nos contam. Encontramos com pessoas que ainda acreditam e dão credibilidade aos seus sonhos e outras que já não possuem mais a perspectiva de uma mudança de vida.

Acredito que temos muito o que aprender, até mesmo para não julgar-los, com certeza a escuta é a melhor opção. Tentar entender a situação do outro e parar para refletir é fundamental para que possamos ter uma postura e uma fala com mais propriedade.

Enfim, valeu demais a experiência, penso que é de extrema importância a continuidade das visitas. (Luiza Helena - noviça Dominicana)
**********************************************************************************************************************************************************
Dia 07 de Outubro de 2023, foi um dia muito especial, primeiro porque tivemos um encontro com as pessoas em situação de rua, lá fomos muito bem recebidos pela àquelas pessoas que sobrevivem com tão pouco.É muito gratificante pra nós como cristãos leigos Dominicano participar dessa missão de visitar e conversar com as pessoas que estão em situação de rua e lá presenciamos a satisfação e alegria no rosto daquelas pessoas por uns simples minutos de conversa. Concluímos que precisamos fazer mais esses movimentos, com certeza isso servirá para o nosso crescimento como
cristão.

José da Paixão ( Leigo dominicano da fraternidade Santa Catarina de Sena, Barreiro BH)
**********************************************************************************************************************************************************
No dia 07/10 nós leigos dominicanos realizamos um trabalho missionário, com os moradores em situação de rua, o tempo foi pouco, mas foi uma tarde proveitosa!

Fomos bem acolhidos por eles , onde cada um contou sua história! De onde vieram, quanto tempo estava na rua e o que fazem para sobreviver, alguns trabalham com reciclagem, outros roubam, são usuários de drogas, e que vieram de várias cidades, são Paulo, Mateus Leme, BH, foi uma tarde de escuta, desabafo, de abraço!

Esse é meu relato Eliete Alves Santos
**********************************************************************************************************************************************************
“seres humanos e invisíveis”

Sábado dia sete de outubro 2023 juntamente com alguns membros da família Dominicana realizamos uma missão junto ao povo da rua, no bairro da Alagoinha. Fico muito triste, em pensar que ainda nos dias de hoje existem pessoas vivendo em situação de rua. As vezes penso que essas pessoas representam aquelas pessoas que eram levadas para os manicômios pelo fato de ter cometido alguma infração, um mal comportamento, pelo uso de drogas, porque ficou gravida e vai sujar o nome da família ... teríamos tantos outros exemplos a serem citados. Hoje temos outros programas com Cersam e outras entidades, programas, projetos que acolhe e fazem acampamento desse púbico. Com certo poderia ser melhor. Ainda faltam investimentos em programas governamentais que possa realizar um atendimento com mais dignidade para as pessoas adoecidas mentais. As pessoas aos quais conversarmos são pessoas que vieram de outros estados em busca de novas oportunidades, de um emprego para poder viver. Pessoas transsexual que não conseguem viver com a família por serem discriminadas, rejeitadas e abandonadas. Algumas delas são acompanhadas pela pastoral da Rua, pelo centro Pop, pelos grupos que fazem doações. Sou agradecida por poder ter participado desta missão e poder ter doado um pouco do
meu tempo para escutar e estar um pouquinho com essas pessoas que muito precisam da nossa atenção.

Atenciosamente. Ir. Ana Paula Correa

Endereço

Av. Olinto Meireles, 2.636
Barreiro de Cima Cep: 30620-330
Belo Horizonte / MG

Telefone

(31) 3444-2734

E-mail

contato@dominicanas-crsd-brasil.com.br